7.10.09

MENOPAUSA SIM...TABU NÃO

Não entendo porque muitas mulheres fogem do assunto Menopausa.
Por desconhecimento muitas acham que é sinônimo de velhice,de fim...
Como também a palavra velhice assusta...
Que medooo...!!!Mas é para a velhice que caminhamos mesmo,desde que nascemos!
Inacreditável,mas a Menopausa ainda nos dias de hoje é um tabu!

É incrível como num mundo moderno,onde as mulheres estão aí para o que der e vier...ainda existem as que evitam até mencionar a palavra Menopausa.
Isso eu encaro como total falta de conhecimento,de interesse e também uma atitude arcaíca.

Aos quarenta anos fui comunicada pelo meu médico,após uns exames de sangue,que não ovulava mais e que tinha entrado na Menopausa.Como eu já tinha algum conhecimento sobre o assunto,não fiquei assustada.Só admirada de ter entrado nessa nova fase da minha vida feminina tão cedo.

A minha primeira atitude foi de pesquisar sobre o assunto para que eu pudesse encarar e viver esse meu novo ciclo da melhor forma possível.E sai gritando para o mundo que eu estava já na Menopausa.E acredite se quiser!Tive amigas que ainda me aconselharam a esconder esse meu momento como se fosse a maior vergonha do mundo ou como se eu tivesse bichada,sei lá!

Menopausa não é doença,não é sinônimo de velhice,não é estar já perto da morte e não é o fim da feminilidade.É apenas mais uma fase madura de uma mulher!Da mesma forma que um dia menstruamos,um dia entramos na Menopausa!

Menstruação em algumas muheres dá mil revertérios e em outras não.Na Menopausa não é diferente!E a medicina esta aí tão avançada a cada dia que passa para ajudar!

Já é hora de acabar com esse tabu!

10 comentários:

  1. Olá, SONIA
    Uma postura realista e corajosa, diante de um fato natural da vida, parabéns. Somos mulheres, passamos por isto e, certamente conseguimos sempre vencer, se tivermos atitudes como a sua.É confiar em si mesma, com muita autoestima e seguir em frente com bravura
    Ótimo o seu texto e nada de tabus, plenamente certo.Abraços.Vera

    ResponderExcluir
  2. Pois não vejo a hora de estar totalmente na menopausa! Faz dois anos que os primeiros sintomas apareceram. Além dos calores enfrentei variações de humores inesperadas. Comecei a fazer reposição com isoflavonas, os calores sumiram e meu humor voltou. Agora, da mesntruação não fiquei livre ainda não, a bichinha aparece quando quer.rsrsr E junto, cólicas e enxaqueca! Dorme com um barulho desses!! bjuss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sonia!

    Vim agradecer a visita, retribui-la e aproveito para elogiar esta sua página.
    Informação relevante, sem frescura nem preconceito.
    Imagens cuidadosamente selecionadas - belíssimas!
    Parabéns e até a próxima visita.

    bjnhs

    ResponderExcluir
  4. Oi
    sabe que menopausa, apesar de ter chegado agora aos 40 anos, não é um assunto que eu pense muito?
    Não estou nem aí pra ela. rsrs
    Claro que leio bastante, participo de conversas com pessoas que passaram ou ainda não passaram por ela, converso com a minha gineco sobre o assunto e tal. Mas realmente penso mais na qualidade vida qto a saúde no geral do que específico sobre a menopausa. Talvez porque as mulheres da minha família, com execeção da minha madrinha, receberam ela com tranquilidade então não se tornou uma visita indesejada ou pelo fato de que já não é mais um tabu que não vejo com todo alarde que algumas pessoas fazem.
    Bom pra mim, mas o fato que tudo que dimensionamos muito se torna muito maior do que realmente é. E no final o que vale é estarmos com saúde no geral pra levar a vida adiante.
    bjos queridos pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Ola Sonia,

    Passei para retribuir a gentileza e agradecer com sinceridade sua visita em minha Epiderme Papiro... Muito obrigado mesmo! Gostei mto de tudo o que vi por aqui e voltarei para ler seus textos ate mesmo para conhecer o assunto...

    Luz e paz!

    Com apreco,
    Whesley Fagliari

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, lindo, profundo, lá em casa a menopausa passou sem deixar grandes marcas, hoje tenho um a esposa mais mulher? Não diria, apenas, nada menos, tranquila, temos uma relação, relaxante, profunda e o melhor, apenas a quimica do amor, nada de outras quimicas q tanto prejudicam, (apesar de necessárias) a vida do homem e da mulher, parabéns minha gata, como é bom termos uma blogueira deste nível, vc é d+ mulher, texto, verídico, adorei, um show, bjos, bjos, bjoss

    ResponderExcluir
  7. Anônimo15:08:00

    Eu não fujo de nada, nadica de nada. E tb. tô doida pra chegar esta fase da MENO, até pq. lendo seus Blogs, já estou expert no assunto e antes era tabu, agora é sonho de consumo. Quero que chegue logo, só peço a Deus que vc. não me abandone, não exclua este lindo Blog e esteja do meu lado, segurando a minha mão qdo tudo isto acontecer, ok? Bjitos mil

    ResponderExcluir
  8. Sonia
    Adorei teu blog,o assunto como é tratado,e suas comentaristas tmb.Espero que vc continue com este blog como te pediram lá em cima,para não nos abandonar com estas palavras tão esclarecedoras e queridas ao nosso dia a dia.Estou na menopausa neste momento e no começo foi um pouco difícil por que juntou com a perda de uma amiga muito querida e bem jovem.O choque junto com a loucura dos meus hormônios me trouxe depressão e síndrome do pânico...logo eu que sou super otimista e descolada..mas foi uma barra...Depois comecei a ler e ter certeza que tudo aquilo fazia parte da menopausa e foi melhorando.Acho que a melhor arma é nos mantermos informadas a respeito,por isso agradeço sua presença entre as blogueiras.Depois passa no meu blog pra me fazer uma visitinha..vamos compartilhar.
    beijos
    Patrícia

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!!

    Gente, amei, tudo de bom esse blog. Parabéns!!!

    Ellis

    ResponderExcluir
  10. Anônimo07:03:00

    Adorei seu comentário.Estou escrevendo um artigo p/ apresentar na faculdade sobre mitos e tabus na menopausa.Aadorei.Bjus.

    ResponderExcluir

Indique o Blog!