11.10.09

SEXO NA MENOPAUSA NÃO É SINÔNIMO DE ASSEXUALIDADE

As mulheres maduras e na Menopausa têm direito ao prazer sexual.
Devem buscá-lo de toda forma, conversando com o parceiro e obtendo informações que possam ser de relevância, para que a relação seja, acima de tudo, saudável.
Na idade madura temos obrigação de saber que a culpa e a vergonha sobre os desejos sexuais são pouco saudáveis.

A perda da capacidade reprodutiva nas mulheres na Menopausa é acompanhada por uma série de sintomas físicos ou emocionais. Fogachos (os calorões), suor excessivo, cefaléia, pele seca, entre outros, são comuns. Mas, no que tange à vida sexual, algumas modificações são mais condicionantes.E na idade madura temos que saber identificar e ir em busca de ajuda,caso necessário.

AGORA MAIS DO QUE NUNCA A SUA ESCOLA SEXUAL É O PRÓPRIO CORPO!

Uma das maiores causas de problemas sexuais está na desinformação e na falta de conhecimento do próprio corpo.
Se não sei como reajo ao estímulo sexual, quais partes de mim são mais sensíveis ao toque, como poderei tirar maior prazer de mim mesmo e de um parceiro?

Busque orientação especializada! Em algum momento, na sua intimidade, vasculhe seu corpo, observe-se no espelho, compare os pontos de seu corpo que mais lhe provocam sensações prazerosas. Para ensinar um parceiro a lhe dar satisfação, é necessário que você o ensine. Não há vergonha alguma em aprender. Geralmente o processo de descoberta e de aprendizado por si só já é bastante afrodisíaco.

Fantasie junto com seu parceiro, crie histórias, não há limites para os sonhos. Mas envolva-se sexualmente com segurança. O uso de condom (camisinha) e de algum outro método contraceptivo é de vital importância para a prevenção a danos. Não produza preocupações desnecessárias porque já bastam as que vêm espontaneamente.

Hoje a mulher moderna de qualquer idade deve estar em busca de novos elementos que possam contribuir para a qualidade do ato sexual, e, conseqüentemente, de seu prazer.

A resposta sexual de cada um depende da identidade, orientação sexual, personalidade, sentimentos e relações que estabelecemos. Além disso, com o passar dos anos, nossa sexualidade e a maneira como passamos pelas diversas etapas da vida vão sofrendo mudanças e é importante que as experiências e vivências da sexualidade sejam sempre fontes de bem-estar, para nós mesmos e para os outros com quem as partilhamos.

Dicas que ajudam a garantir satisfação e prazer para a mulher, tanto do corpo, quanto da mente:

* Fazer exercícios físicos regularmente

* Conversar sempre com o parceiro

* Estar sempre em dia com as consultas ginecológicas

* Exercitar a mente com um curso ou um projeto diferente

Uma mulher madura tem que ter a consciência que Menopausa não é sinônimo de assexualidade e se a mente estiver saudável o corpo sexualmente responderá positivamente.
Jamais use a Menopausa como escudo!

3 comentários:

  1. MISCELANIA DA RIFF13:38:00

    Ops... agora gostei. É um tema q. me atrai.Claro q. o clima vai apimentar nesta fase, pois sem ter medo da procriação, no estilo livre, leve e solta a mulher madura( como vc. mesmo apelidou) pode dá, literalmente, dá a vontade... Delicia eu vou dá e muitoooooo, claro com amor e prazer...Namastê !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa hoje seu texto foi um aprendizado. Adorei
    beijos e bom feriado.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:31:00

    Assim sim, viver a vida sexual sem preocupações de engravidar, tudo corre às mil maravilhas.Tenho uma amiga que fez "estectomia" e segundo ela sua vida sexual melhorou de tal maneira que agradeceu à médica ter sentido um orgasmo durante o sono, coisa que ela nunca soube o que era.Desde aí é só "curtir". Bjo.

    ResponderExcluir

Indique o Blog!