21.9.09

MENOPAUSA E REPOSIÇÃO HORMONAL

Terapia de reposição hormonal (TRH), tratamento dado às mulheres que se encontram na menopausa, é um tema controverso.

Durante a fase reprodutiva, os ovários fabricam mensalmente estrógeno e progesterona, produção que vai diminuindo à medida que a mulher se aproxima da menopausa. Essa redução dos níveis de hormônios femininos provoca uma série de alterações físicas importantes: ondas de calor, dificuldade para controlar a temperatura do corpo, pele mais flácida, mucosas dos sistemas urinário e reprodutivo mais friáveis e secas, alterações de humor e quadros depressivos.

Do ponto de vista racional, o lógico seria tentar repor os hormônios que os ovários deixaram de produzir, como era feito num passado recente, através de pílulas, adesivos colocados na pele ou injeções. Há cinco anos, muitos médicos defendiam que toda a mulher, quando entra na menopausa, deveria fazer reposição hormonal.

Em abril de 2002, porém, foi publicado um estudo americano bastante completo que considerou 16.600 mulheres entre 50 e 79 anos das quais apenas uma parte recebeu a terapia de reposição hormonal.

Os resultados foram contraditórios e surpreendentes.
Por exemplo, acreditava-se que a reposição hormonal protegesse as mulheres de infartos do miocárdio e de derrames cerebrais e constatou-se que, ao contrário, aquelas que fizeram o tratamento tiveram mais infartos e AVC, assim como câncer de mama. Essas conclusões obrigaram a comunidade científica a rever a conduta em relação à terapia de reposição hormonal.
(Donizetti Ramos dos Santos)
É médico cirurgião e trabalha no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

Nunca fiz a reposição hormonal porque o meu médico ginecologista me expôs exatamente esse estudo americano e se negou a administrar qualquer tipo de hormônio para a minha menopausa precoce.Mas existem médicos da linha contrária e totalmente a favor!
Enfim,eu achei melhor é não utilizar tal tratamento.

6 comentários:

  1. Vim retribuir a visita e encontrei um blog maravilhoso. Tão bem elaborado e com tantas informações importantes! Já estou te seguindo e virei muitas outras vezes.
    Faço reposição hormonal com isoflavonas, mesmo quisesse não poderia tomar hormônio, tenho enxaqueca. Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:01:00

    tratamento hormonal causa convulão, infarto, avc

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16:02:00

    EU ME SINTO BEM MELHOR DEPOS DA TERAPIA DE DE TRH,NAO TENHO MAS SUFOCOS,CALOR,VOUTEI A TER DEZEJO,MINHA PELE NAO NESCESITA MAS CREMES,PORQUE COM A MENOPAUSIA MINHA PELE DO ROSTO PES E MAOS FICARAM SECAS.AGORA ESTA BEM ,EU SEMPRE TINHA 50 KLOS ,E COM A MENOPAUSIA SUBI A 67 KILOS,AGORA VOUTEI A TER 54.NAO BRIGO MAS COM MEU MARIDO NEM COM MEUS FILHOS.VOUTEI A SER EU.ACHO QUE TODA MULHER NESTA FASE DEVERIA FAZER OS EXAMES PARA VER SI SAO CANDIDATAS A LA REPOSICION TRH. .O QUE VOCES PREFEREN,VIVER A VIDA OU VIVER MAS.QUALIDADE DE VIDA TEMOS QUE BUSCAR AS MENOPAUSICAS NAO ES NADA SIMPATICO FICAR SEM NOSSOS EXTROGENOS.BUSQUEM SEUS GINECOLOGOS PESAN AJUDA.BEIJOS.MARIA

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14:53:00

    levei o maior susto quando cheguei ao ginecologista e ele me receitou hormonio.tenho 44 anos e não havia sentido o peso da idade até então!tem um mês que comecei e a ficha ainda não caiu.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:16:00

    Tenho 51 anos e faço reposiçõ hormonal desde os 47, sinto-me nuito bem,a minha pele está brilhante,matenho o meu peso de sempre ,tenho a energia e o desejo sexual que tinha aos 30.Recomendo a todas as mulheres que façam...de que vale uma vida longuissima sem qualidade?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:10:00

    ja estou com 47 anos. acredito que ja na menopausa é o que parece , e tenho duvidas em tomar ou não hormonios para reposição , Tenho tomado capsulas de amora ( natural) me sinto bem , mas gostaria de saber se é certo ou não fazer a reposiçao hormonal ? Pois tenho muito medo de perder libido. O que fazer???/

    ResponderExcluir

Indique o Blog!