30.9.09

VOCÊ ESTA NUMA FASE GRAVING?

Já ouviu falar em GRAVING?
Pois é,eu também nunca tinha ouvido falar!
Um dia num consultório médico ouvi soar essa palavrinha simpática.
Soube superficialmente o que era através do médico.
Ao chegar em casa me joguei nas pesquisas porque estava vivendo uma fase GRAVING e precisava entender melhor essa minha nova fase com esse nome tão chique.

Leia a pesquisa e veja se você também não anda nessa fase.

CRAVING, em analogia à busca ansiosa por uma substancia em particular. É caracterizado por um ataque súbito e irresistível para comer com urgência um alimento, fora das refeições, normalmente busca-se alimentos como chocolate, doces, sorvete ou ricos em carboidratos e gorduras.

O CRAVING deve ser visto do ponto de vista físico e psicológico. Grande parte das calorias do chocolate provem de carboidratos, que interferem na produção de serotonina, neuro transmissor que modula o sistema nervoso. Outra porção provem da gordura, que elevaria os níveis de endorfina, substancia que produz prazer e alivia a tensão. Além da presença de cafeína e da teobromina (componente do cacau) o chocolate contem feniletilamina, que eleva a produção de endorfina.

Só que essa reação bioquímica é imediata e se processa com pequenas quantidades de chocolate. Se a pessoa está em processo de emagrecimento, provém a culpa, a ansiedade como consequência de ter comido, a sensação de descontrole, o medo de “ter estragado tudo” e esse novo desconforto leva a um ato compulsivo.

A maioria das pessoas associa o chocolate, os doces, sorvetes a momentos felizes de suas vidas e, em situações de desconforto interno, como ansiedade, stress ou depressão pode voltar-se automaticamente para esse lenitivo. O alimento, desde a mais tenra idade, constitui o primeiro ansiolítico e antidepressivo. Quando o bebe chora, esperneia por fome, raiva, dor ou o que quer que seja, é tratado com leite materno ou mamadeira, mais acalanto e calor do corpo da mãe. Essa associação cria um “atalho” cerebral em nível emocional muito precoce e poderoso (não esqueçamos que no período de amamentação o cérebro emocional está formado, mas o racional ainda não) e que poderá ser indevidamente disparada, movida, talvez, por fragmentos de estímulos, semelhantes à situação original, e dos quais não temos acesso racional. Estímulos internos sub liminares de desconforto levam a esses alimentos que aliviam provisoriamente esse mal estar e “solidificam” essa antiga associação.

Alguns “chocolatras” que necessitam emagrecer entram em depressão quando o chocolate é suprimido e abandonam a dieta, razão pela quais muitas nutricionistas incluem pequenas porções na reeducação alimentar.

Mas, quando o chocolate representa algo mais que isso, quando atua como lenitivo para emoções das quais a pessoa não tem consciência, deve ser trabalhada psicologicamente.

Fonte:Marco Antonio de Tommaso
É psicólogo e psicoterapeuta formado pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em São Paulo. É credenciado pela Associação Brás para Estudo da Obesidade. Atua como orientador das modelos agenciadas pelas Agências Elite e L'Equipe.

10 comentários:

  1. Não conhecia o termo, mas parece que sou intima dele, acho que todas nós né? Beijos. Claudia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo04:40:00

    Queridona...força na peruca...Fico na torcida p. tudo sair bem, comendo ou não chocolate tenho tb. este troço ai...CRAVING.. eu dou o nome de pit, chilic, carência afetiva, surto ....Bjitos e fica em paz.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou na minha fase craving, desde que nasci! chocolate é simplesmente MARAAA! ;)

    ResponderExcluir
  4. Amiga, valeuuu prlo blog...adorei, peguei e toh pegando umas diquinhas rsrsrs!!!

    Meninaaa, tho isso sabia? eu tho q comer um doce todo dia se ñ euuu morro...nem q seja um pedaço de bolo...hauahau, coisa maluca neh?

    Beijos Linda

    ResponderExcluir
  5. Miguxaa esse blog e tudo de bom!! Ja virei seguidora!! Não consegui pescar teu link, envia p mim para eu colocar em meu blog. BeijoKasss

    ResponderExcluir
  6. Tem selinho p vc em meu blog!
    BeijoKas

    ResponderExcluir
  7. Acho que tô nessa fase desde da época da faculdades! hahahaha... Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Sonia, obrigada por sua presença e comentário ao blog da Bellinha. Você é muito gentil, mas ela é minha neta e não minha filha. Ahh!! quisera fosse rsrs.
    Quanto aos agrotóxicos tomo todo o cuidado, sim, uso produtos orgânicos mesmo assim lavo com escovinha e coloco em solução para descontaminar .
    Sofro de graving (adorei conhecer o nome do personagem que me ataca a noite ) e é sempre carboidrato vindo do pão, então eu faço pão integral bem purinho cheinho de fibra que sacia mais. Apareça para uma visitinha básica viu. Até.
    bjokinhas

    ResponderExcluir
  9. Vivendo e aprendendo, não é mesmo? Sofro de graving desde que me conheço por gente, mas, o termo, só agora mesmo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Puxa, essa eu não sabia! De vez em quando tenho ataques e como amendoim sem parar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tenho que me policiar. Bjusss

    ResponderExcluir

Indique o Blog!